• R. Drosa Pinheiro, 56 - Bom Pastor, Manhuaçu - MG
  • (33) 3331-5689
  • (33) 9.8848-5689

Blog / Dicas

  1. Home
  2. blog

Depois de muitos anos de estudo e dedicação, chegou o momento mais aguardado pelo estudante e sua família: a formatura. Antes de receber o diploma ou certificado é necessário realizar a colação de grau, que é uma cerimônia, solene e pública, onde a instituição oficializa a conclusão do curso pelos seus alunos.

Durante a colação de grau os formandos devem usar uma vestimenta especial chamada de beca, uma espécie de manto, geralmente na cor preta, que cobre todo o corpo dos formandos.

 

Qual a origem da beca?

A beca começou a ser usada na magistratura francesa, onde os magistrados têm modelos do traje tanto para solenidades, como para sessões e audiências. As becas foram introduzidas ao universo acadêmico no século XIII, pelas universidades europeias, juntamente com surgimento da figura do Reitor, autoridade máxima dentro de uma instituição.

 

Este tipo de traje é conhecido como veste talar, cuja extensão vai até os calcanhares. O objetivo deste traje é diferenciando as pessoas que o utilizam das demais, simbolizando o mérito e a responsabilidade social. A palavra talar é derivada do latim talus, que significa tornozelo ou calcanhar.

 

O que compõe o traje de colação de grau?

 

Beca

Vestimenta que deve chegar até o calcanhar, com mangas longas que alcancem os dedos das mãos.

 

Capelo

Também conhecido como Barrete, é o chapéu com pingente usado pelos formandos após a outorga de grau. O pingente deve ser posicionado acima do ombro esquerdo.

 

Jabor

É um acessório utilizado no ombro do formando. A cor do Jabor é definida de acordo com o curso.

 

Faixa abdominal

A Faixa fica na altura da cintura, sobre a Beca. Ela segue a mesma cor do Jabor, conforme o curso.

 

Capa

Esta peça é usada em cima da Beca, sobre os ombros do formando.

Link para o WhatsApp